Logo 24cbecimat
Prof. Sebastião V. Canevarolo Jr.

Prof. Sebastião V. Canevarolo Jr.

Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) e Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

 

Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1979), com mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1982) e doutorado em Polymer Technology pela Loughborough University of Technology, Inglaterra (1986). É Professor Titular no Departamento de Engenharia de Materiais DEMa da Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais com ênfase em Polímeros, Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de polímeros, extrusão com dupla rosca, degradação termo-mecânica, monitoramento em tempo real (in-line) do processo de extrusão, comportamento reo-óptico, nanocompósitos e blendas poliméricas. É membro fundador da ABPol tendo atuado como Diretor de 1988 até 2011. É editor Chefe do periódico Polímeros:C&T. Publicou o livro "Polymer Science: A textbook for engineers and technologists" em 2019 pela HANSER, e "Ciência dos Polímeros: Um texto para engenheiros e tecnólogos" em 2010 e o de "Técnicas de Caracterização de Polímeros" ambos pela ABPol/ARTLIBER. Participou como Coordenador Geral na organização de dois congressos nacionais (4CBPol e 11CBPol) e da Comissão Organizadora de mais outros 6 congressos nacionais/internacionais (1CBPol, 12CBECIMat, PPS-18, PPS-2004, MACRO2006, PPS-23). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais PPG-CEM da UFSCar (Nota 7 da CAPES) de Jul/2012 a Maio/2016 e representante dos professores no seu Conselho de Jun/2016 a Fev/2021. Coordenador do Programa de Dupla Diploma de Doutorado entre o PPG-CEM/UFSCar e Case Western Reserve University CWRU, Ohio, USA. Coordenador do Programa de Doutoramento Interinstitucional DINTER entre PPG-CEM/UFSCar e o PGTI da UNOCHAPECÓ (CV Lattes).

 

 

Caracterização de polímeros por técnicas reo-ópticas in-line

RESUMO

Nas últimas três décadas temos desenvolvido técnicas reo-ópticas para caracterizar em tempo real (in-line) a morfologia polimérica seja no estado sólido ou no estado fundido (durante o processo de extrusão) usando efeitos da interação da luz com a matéria. Para tanto projetamos, construímos, testamos e validamos vários instrumentos ópticos, incluindo-se, Turbidímetro in-line, Reo-Polarímetro in-line, Colorímetro in-line e Espalhamento de Luz Laser de Baixo Ângulo in-line, LALLS, todos monitorados in-line por software especialmente desenvolvidos (em LabView). Os efeitos anisotrópicos da estrutura química, tipo e orientação da morfologia na absorção de luz (Turbidez e NIR), espalhamento (LALLS) e extinção (Birrefringência) podem ser aplicados em i) filmes sólidos processados em condições particulares, ii) durante o fluxo do polímero fundido em um sistema de cisalhamento de placas paralelas (CSS 450), ou iii) diretamente na extrusora (in-line na saída da extrusora ou on-line em uma saída lateral). Os resultados são comparados com técnicas de caracterização off-line convencionais, tais como térmica (DSC), espectroscópica (FTIR), morfológica (POM, SEM, TEM), etc. Serão apresentados exemplos do uso dessas técnicas reo-ópticas na caracterização de alguns polímeros puros e quando dispersos em misturas poliméricas diluídas.