Logo 24cbecimat
Prof. Rodrigo Lambert Oréfice

Prof. Rodrigo Lambert Oréfice

Departamento de Engenharia de Metalúrgia e de Materiais, Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais/PPGEM pela UFMG, doutorado em Materials Science and Engineering pela University of Florida/USA e pós-doutorado na Cornell University/USA. Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFMG. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas da UFMG (2016-2022) e coordenador do Conselho de Pós-graduação da Escola de Engenharia da UFMG (2018-2022). Foi membro da câmara de assessoramento de ciências exatas e materiais da FAPEMIG (2014-2017) , membro do CA-MM do CNPq (2019-2022) e diretor da regional Minas Gerais da Associação Brasileira de Polímeros (2015-2017). Atualmente faz parte da diretoria da ABPol nacional. Publicou mais de 170 artigos em periódicos indexados e mais de 200 trabalhos em anais de eventos. Possui 7 capítulos de livros e 1 livro publicado. Possui mais de 19 pedidos de patentes depositados ou concedidos. Orientou mais de 25 dissertações de mestrado, orientou mais de 25 teses de doutorado, além de ter orientado mais de 35 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Engenharia de Materiais e Metalúrgica. Atua na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Conjugados Não-Metálicos, Polímeros e Biomateriais (CV Lattes).

 

 

Exploração de interfaces envolvendo polímeros visando comportamentos e aplicações especiais

RESUMO

Interfaces estão naturalmente presentes em materiais multifásicos e multicomponentes contendo polímeros e são decisivas em ditar o comportamento desses materiais. Além disso, variadas aplicações exigem desempenhos específicos das interfaces envolvidas, como no caso de interfaces abrangendo biomateriais poliméricos e células/tecidos. A presença de polímeros em interfaces permite usufruir da versatilidade inerente a esses materiais para planejar e construir estruturas interfaciais visando desempenhos incrementados e mesmo comportamentos especiais no cumprimento de múltiplas tarefas. Nesta apresentação, serão mostrados exemplos de interfaces em sistemas com polímeros que foram projetadas e preparadas gerando comportamentos de interesse. Exemplos serão discutidos nos quais interações interfaciais foram manipuladas através da aplicação de estímulos externos gerando mudanças abruptas de comportamento capazes de viabilizar novas aplicações. Além disso, serão reportadas alterações previamente delineadas de estruturas interfaciais objetivando comportamentos especiais ou ampliados, como reciclabilidade, adesividade, tenacidade, molhabilidade, dentre outros.