Áreas
01| Insumos |
Envolve a identificação e utilização de matérias-primas para a produção de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF). Isso inclui a busca por fontes de biomassa e oleaginosas disponíveis em larga escala, bem como o desenvolvimento de critérios de sustentabilidade para garantir que esses insumos sejam produzidos de forma ambientalmente responsável e socialmente viável. Além disso, abrange o aproveitamento de resíduos de biomassa, captura de CO2 e uso de hidrogênio como componente do SAF. O ciclo de vida do combustível e os critérios de sustentabilidade são considerados para avaliar sua pegada ambiental e sustentabilidade.
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02 | Processos de produção, rotas tecnológicas e catalisadores |
O foco está nos diferentes processos de produção de SAF, incluindo rotas tecnológicas e catalisadores utilizados. Isso envolve tanto as rotas de produção homologadas pela ASTM (American Society for Testing and Materials) como as não homologadas, que estão em fase de desenvolvimento. O objetivo é otimizar as condições de processo para melhorar a eficiência e reduzir os custos de produção de SAF. Além disso, o desenvolvimento de catalisadores é uma parte importante dessa área, visando melhorar a conversão de matérias-primas em combustíveis sintéticos.
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03 | Certificação, Controle de qualidade de SAF e Logística |
Consiste na certificação e controle de qualidade dos combustíveis de aviação sustentáveis. O que envolve a definição de padrões e ensaios para garantir a conformidade do SAF com as regulamentações e normas estabelecidas, bem como a validação de novas metodologias. A validação desses combustíveis é essencial para demonstrar sua segurança e desempenho. A logística também é considerada, incluindo aspectos como armazenamento, estocagem, mistura com combustíveis fósseis e homogeneização para garantir a estabilidade dos combustíveis sintéticos.
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04 | Políticas públicas e regulatórias de SAF: |
Trata das políticas públicas e regulamentações relacionadas aos combustíveis de aviação sustentáveis no Brasil e no Mundo. Isso inclui definições e flexibilizações de políticas governamentais para promover a produção e uso de SAF, bem como a adesão a metas internacionais, como o CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation). As regulações abrangem questões como emissões de gases de efeito estufa (GEE) e o potencial regional de produção de SAF.
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05 | Combustíveis sintéticos e coprocessamento |
O foco está nos combustíveis sintéticos produzidos a partir de matérias-primas específicas. Isso envolve o estudo das matérias-primas adequadas para a produção de SAF, os processos de produção envolvidos e os catalisadores necessários para essas reações químicas. Os gargalos tecnológicos, como eficiência de conversão e escalabilidade, também são considerados nessa área. O coprocessamento refere-se à combinação de biomassa com combustíveis fósseis em proporções adequadas, a fim de melhorar a qualidade do combustível e reduzir a pegada de carbono.
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06 | Biorrefinaria, Sistemas Integrados e Modelagem |
Estudo de caso. Viabilidade Técnica e Econômica. Impactos ambientais; Bioprodutos. Coproduto. Hidrocarbonetos Renováveis. Diesel Verde. HVO. Combustíveis Marítimo.
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