• Local Foz do Iguaçu - PR
  • Data 17 a 19 de Junho de 2024
br en fr

Conheça nossos patrocinadores

16/06/2024

Conheça nossos patrocinadores

 

 

O investimento em SAF integra a estratégia da Embraer para alcançar operações neutras em carbono até 2040 e uma aviação com zero emissões líquidas até 2050.

A Embraer segue adquirindo SAF regularmente em sua unidade de Melbourne, nos EUA. Em 2024, foi firmado um acordo com a distribuidora Avfuel para aumentar a utilização de SAF, para uma carga por semana. A companhia tem trabalhado para que este processo evolua de maneira consistente, de forma que seja possível rastrear e reportar adequadamente os benefícios obtidos com a compra deste combustível, enquanto estabelece parcerias com empresas do setor, visando alavancar a oferta de SAF nas regiões onde está presente.

Além disso, a Embraer continua trabalhando no entendimento dos eventuais ajustes necessários para ter seus produtos certificados para voos com 100% SAF até o final da década, em parceria com seus fornecedores. Após teste de voo usando um E-195 E2 em 2022, as aeronaves executivas Phenom 300E e Praetor 600 foram também testadas com sucesso em 2023.

 

A Tennessine Instrumentação Analítica tem como missão oferecer tecnologia de ponta e inovação para diversos segmentos do mercado brasileiro e da América Latina. Priorizamos qualidade, confiança, transparência e compromisso. Investimos em pesquisas e ciência, fundamentais para o avanço de nossos clientes e parceiros, e consequentemente, para o crescimento do país. Por isso, apoiamos eventos como o 3º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação. Valorizamos parcerias com marcas líderes globais em suas especialidades, oferecendo não apenas instrumentos analíticos, mas ferramentas que solucionam as demandas de nossos clientes e parceiros, transformando sonhos em realidade. Cientes da importância da transição energética e do papel do Brasil nessa transformação, buscamos soluções focadas no desenvolvimento sustentável e no uso de recursos renováveis.

 

Equipe Tennessine

 

 

 

 

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) é uma associação sem fins econômicos que representa nacionalmente toda a cadeia produtiva desses biocombustíveis. Desde sua criação, em 2007, a entidade lidera o segmento e atua como interlocutora entre sociedade e governo para mobilizar e unir esforços, recursos e conhecimentos na busca pelo desenvolvimento do setor.

A representação da Ubrabio compreende produtores de biodiesel e bioquerosene e das matérias-primas necessárias à produção, além de fornecedores de equipamentos, agroindústrias de extração de óleo vegetal e farelos, indústrias de insumos químicos, tecnologias e serviços relacionados ao setor.

Nossos objetivos são: contribuir com a trajetória virtuosa do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel – PNPB; colaborar com a regulamentação e implementação do RenovaBio; e, ainda, atuar em prol da estruturação dos segmentos de Diesel Verde e de Bioquerosene de Aviação em nosso país.

 

 

A analítica, Fundada em 1992, por profissionais com larga experiência em química analítica instrumental, particularmente no segmento de cromatografia e espectrometria, diversificou a sua atuação no mercado de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, ampliando a sua linha de produtos para atender ao mercado de biociência. O objetivo da Analítica é promover e garantir a satisfação dos clientes, atendendo ou superando expectativas com a qualidade dos produtos e serviços. Para isso, procura fornecer os melhores equipamentos e acessórios, fabricados por empresas de renome internacional, e oferecer o suporte técnico e comercial que atendam as necessidades de cada cliente, por mais específicas ou complexas que estas sejam.

Baixe o PDF para saber mais, clique aqui!

 

A Axens é líder no desenvolvimento de tecnologias renováveis, com décadas de atuação no setor e um extenso portfolio de tecnologias, produtos e equipamentos. A Axens também possui serviços de assistência técnica de excelência no Brasil e no mundo.

A Axens oferece a maior gama de solucões tecnológicas para a produção de Bioquerosene de Aviação. #SustainableAviationFuel #SAF.

Das rotas qualificadas pela ASTM D-7566 para a produção de #SAF, a Axens fornece tecnologias comprovadas para:

HEFA-SPK com o processo Vegan® a partir de óleos vegetais e outros lipídios

FT-SPK com os processos BioTfueL® a partir de resíduos de biomassa ou Gasel® a partir de CO2 e H2.

ATJ-SPK com o processo Jetanol™ a partir de etanol

A Axens estará presente no 3º Congresso RBQAV buscando interagir com todos sobre #SAF. Nosso foco é oferecer soluções robustas de alta performance, visando relações de longo prazo com os nossos parceiros.

A Innospec é uma empresa global líder em especialidades químicas dedicada a fornecer aditivos inovadores que melhoram a eficiência do motor e reduzem o impacto ambiental. Com uma história de excelência em pesquisa e desenvolvimento, a Innospec está comprometida em impulsionar a transição energética e contribuir para um futuro mais limpo e responsável.

Com sede em Englewood, Colorado, Estados Unidos e aproximadamente 2.100 funcionários em 22 países, a Innospec fabrica e fornece uma ampla gama de produtos através de suas três unidades de negócios: Performance Chemicals, Fuel Specialties e Oilfield Service, a partir de escritórios operacionais nas Américas, Europa, Oriente Médio, África e Ásia. Na América Latina, as operações estão concentradas no Brasil, com escritório no estado do Rio de Janeiro.

A Innospec também tem forte presença em combustíveis renováveis, como o biodiesel e nos combustíveis de aviação, garantindo sua eficiência e estabilidade para suas aplicações adequadas.

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), referência do SENAI no Brasil em PD&I para energia eólica, solar e sustentabilidade, participa do 3º Congresso da RBQAV - Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação. A pesquisadora e coordenadora do projeto de desenvolvimento de SAF (combustível sustentável de aviação) no Instituto, Fabiola Correia, vai abordar aspectos técnicos da produção do combustível pela rota Fischer-Tropsch - utilizada em uma planta piloto pioneira no Brasil, instalada no Instituto - na mesa "Produção de SAF por FT".“A ideia é falar sobre recirculação química e Reverse Water Gas Shift Reaction (reação de deslocamento gás-água reversa), as linhas que a gente está trabalhando”, diz. Essas tecnologias têm como grande vantagem a descarbonização - termo usado para o processo de redução especialmente de CO2 na atmosfera, o mais abundante gás do efeito estufa. Fabíola é doutora em Engenharia de Petróleo e pós-doutora em tecnologias de captura de CO2.

 

 

 

 

A Geo surgiu da visão empreendedora de um grupo motivado pelo avanço da tecnologia de biodigestão na Europa e ciente do potencial do biogás no Brasil para reduzir as emissões de carbono globalmente. Com duas décadas de experiência, a empresa tropicalizou essa tecnologia, estabelecendo a primeira planta de biogás em escala industrial no setor sucroenergético brasileiro. Atualmente, destaca-se pela geração eficiente de gás, energia limpa e biocombustíveis avançados, além de fornecer carbono renovável para produtos como SAF e biometanol. A Geo é uma impulsionadora do futuro da energia, comprometida com soluções inovadoras e renováveis.

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem como missão promover a inovação industrial por meio da educação, consultoria, pesquisa aplicada e serviços técnicos e tecnológicos. Essas ações são fundamentais para fortalecer a competitividade das empresas no Estado e em todo o Brasil.

 

Instituto SENAI de Inovação em Biomassa

O Instituto SENAI de Inovação em Biomassa dedica-se à pesquisa aplicada, visando o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos inovadores na transformação de biomassa. Seu objetivo é agregar maior valor às commodities, matérias-primas e biomassa residual, atraindo novas divisas e aumentando a competitividade das indústrias brasileiras por meio da introdução de tecnologias avançadas em produtos e processos.

 

Acessar Congresso