• Local Foz do Iguaçu - PR
  • Data 17 a 19 de Junho de 2024
br en fr

Palestrantes

Amanda Gondim (UFRN)

Professora de Química na UFRN e Coordenadora do Laboratório de Análise Ambiental, Processamento Primário e Biocombustíveis do NUPPRAR (LABPROBIO - NUPPRAR). Graduada, mestre e doutora em Química. Coordena a Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis (RBQAV) e o Programa de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP -37.1), além de participar do Comitê Técnico Consultivo do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER). Atua como Perita do Ministério Público do Rio Grande do Norte - MPURN em Química Ambiental e lidera projetos de pesquisa em Valorização de Resíduos de Petróleo, Produção de Biodiesel, Hidrocarbonetos Renováveis e Hidrogênio, com enfoque em Bioquerosene e Diesel Verde, e também em Qualidade de Água e Contaminação Ambiental.

 

Alessandra Freddo (CIBiogás)

Mestre em Tecnologias Ambientais, Especialista em Gestão de Projetos e Data Science e Analytics, Engenheira Ambiental, e Tecnóloga em Ciência de Dados, com vasta experiência no setor de biogás, especialmente em digestão anaeróbia, tratamento e purificação de biogás. Experiência destacada como Especialista de Informação em Biogás pela UNIDO, em colaboração com o CIBiogás, em projeto financiado pelo GEF, focado em Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira. Com mais de 9 anos de experiência, atualmente integra o time de Engenharia e Operações do CIBiogás, participando de projetos de produção de biogás e hidrogênio renovável.

 

 

 

Priscila Costa (Crown Iron Works)

Formada em Engenharia de Controle e Automação pela PUC-Minas e com MBA em Gestão Estratégica pela FGV-SP, acumulou 15 anos de experiência em diversos setores industriais, como Óleo & Gás, Energia Hidrelétrica e Alimentos e Bebidas. Nos últimos 5 anos, concentrou-se no mercado de Combustíveis Renováveis, alinhando sua carreira com a demanda global por sustentabilidade. Atualmente, desempenha o papel de Gerente Global de Vendas e Desenvolvimento de Negócios para Combustíveis Renováveis na Crown Iron Works, em Minnesota, EUA, contribuindo para o avanço da empresa e para a promoção de um planeta mais sustentável.

 

 

 

Lais Thomaz (UFG)

Laís Thomaz é membro da Secretaria Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (SNPGB) no Ministério de Minas e Energia (MME). Professora adjunta de Políticas Públicas, ex-Secretária de Relações Internacionais da UFG, integra o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e coordena a Cátedra Jean Monnet na UFG. Possui doutorado em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas, com pesquisa realizada na Georgetown University.

 

 

 

Bruno Laviola (EMBRAPA AGROENERGIA)

Com formação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestrado e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa, é Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento na Embrapa Agroenergia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (PQ1C), representa a Embrapa na Câmara Setorial de Oleaginosas e Biodiesel e lidera projetos de produção e melhoramento genético de biomassas, com enfoque na tropicalização da canola para ampliar a produção de óleo e proteína vegetal para a Bioeconomia.

 

 

 

Rodrigo Teixeira Pinto (AXENS)

Engenheiro Químico pela UFRJ e possui um Master em Engenharia Química pela (Ecole Nationale Supérieure de Chimie ParisTech - França) ENSCP. Iniciou sua carreira na Axens na França em 2010, onde atuou como estagiário e posteriormente como Engenheiro de Processos, liderando projetos globais de refino e petroquímica. Em 2018, migrou para a área de tecnologias renováveis, focando na promoção de soluções para biocombustíveis e produtos bioquímicos, especialmente em gaseificação de biomassa e síntese Fischer-Tropsch. Desde julho do ano passado, está de volta ao Brasil como Gerente Comercial da América Latina na Axens, encarregado das operações comerciais na região.

 

 

Carolina Grassi (RSB)

Bióloga com doutorado em genética e MBA em Gestão de Negócios, concentra sua carreira no desenvolvimento de tecnologias para conciliar proteção ambiental e crescimento econômico, promovendo uma economia circular, sustentável e de baixo carbono. Com mais de 15 anos de experiência em instituições como Braskem, GranBio e CNPEM, liderou projetos significativos na bioeconomia brasileira, com foco em biomassa, biocombustíveis e mudanças climáticas. Autora de artigos relevantes e detentora de patentes internacionais, atualmente é Gerente de Novos Negócios e Inovações na Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB) e pesquisadora colaboradora na Unicamp.

 

 

 

Fabiola Carvalho (SENAI ISI-RN)

Graduada em Química e Doutora em Ciências e Engenharia de Petróleo pela UFRN, atua como Pesquisadora no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER). Suas pesquisas abrangem Sustentabilidade e desenvolvimento de tecnologias para Combustíveis Sintéticos, desde a produção de Hidrogênio/Gás de Síntese até Hidrocarbonetos renováveis, utilizando rotas como Fischer-Tropsch, Recirculação Química e Microfluidos. Além disso, é pesquisadora da Rede Brasileira de Biocombustíveis de Aviação (RBQAV) e desenvolve projetos para a cadeia produtiva do petróleo e a preservação ambiental.

 

 

 

Gilberto Peralta (AIRBUS)

Presidente do Grupo Airbus Brasil, Conselheiro do Grupo Ascensus e Diretor do Conselho da Azul Airlines. Graduado em Engenharia Civil e Mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis. Realizou cursos de gestão na GE University. Iniciou na GE em 1980 como engenheiro de processos na GE Aviation-Celma, em Petrópolis, RJ. Posteriormente, foi Gerente Geral da GE Capital Aviation Services para América Latina e Caribe. Nomeado CEO da GE Brasil em 2013, liderou iniciativas estratégicas de crescimento e expandiu parcerias históricas da GE com o país.

 

 

 

Rogerio Benevides (ANAC)

Diretor da Agencia Nacional da Aviação Civil (ANAC). É Engenheiro Aeronáutico pelo ITA e Especialista em Engenharia de Produção pela UFF, possui vasta experiência na aviação. Com 13 anos no Instituto de Aviação Civil (IAC), ocupou cargos-chave, incluindo Chefe de Divisão. No DAC, foi Chefe de Facilitação e Segurança, enquanto na ANAC, desempenhou papéis como Gerente-Geral e Gerente Regional. Também contribuiu para o DECEA/COMAER, SNEA e como Consultor especializado em Gestão de Aeroportos. Na ABEAR, atuou como Consultor Senior da Diretoria. Sua expertise abrange análise do potencial das infraestruturas aeroportuárias em concorrências de concessões.

 

 

 

Marcos de Oliveira Costa (GIZ)

Engenheiro de Automação e Controle pela UNIP, com Mestrado em Sistemas Mecatrônicos pela UnB, MBA Executivo em Petróleo e Gás, e Especialização em Eficiência Energética (EUREM) pela UFRJ. Entre 2009 e 2013, foi Coordenador de Cooperação Tecnológica na SETEC/MCTI, trabalhando em políticas públicas de PD&I em Energias Renováveis, Processos Avançados de Conversão de Energia, Smart Grids, Biocombustíveis, Eficiência Energética e Mobilidade Elétrica. Desde 2013, atua na GIZ GmbH, participando de projetos como Assessor Técnico em Energia Solar Concentrada DKTI-CSP e Promob-e sobre Mobilidade Elétrica. De janeiro de 2019 a outubro de 2022, foi Diretor Adjunto do Projeto IKI - Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos – ProQR. Desde novembro de 2022, coordena o Output 05 do Projeto H2 Brasil.

 

Eduardo Calderon (GOL LINHAS AEREAS)

Diretor do Centro de Controle de Operações e Engenharia na Gol, responsável pela gestão do combustível e outras operações. Com 13 anos na empresa, começou como Diretor de Supply Chain e depois liderou a área de cargas antes de assumir a posição atual. Engenheiro Civil pela UFRJ, possui pós-graduação em petróleo pela COPPE-UFRJ e participou de cursos de gestão em instituições como IMD, MTI-Sloan e Fundação Dom Cabral.

 

 

 

Rafael Menezes (MCTI)

Engenheiro Agrônomo com Mestrado em Ciências Agrárias pela UnB e Doutorado em Ciências Ambientais pela UFG. Analista em Ciência e Tecnologia do MCTI, é Coordenador-Geral de Tecnologias Setoriais na SETEC/MCTI e Presidente do Fundo Setorial Mineral do FNDCT. No Ministério, concentra-se em políticas de CT&I para energia, biocombustíveis, recursos minerais e hidrogênio.

 

 

 

Giovanni Tini (Geo Bio Gas&Carbon)

Engenheiro Químico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com experiência em pesquisa e desenvolvimento de nanomateriais e catalisadores inovadores. Na Geo bio gas&carbon, foca no desenvolvimento e integração de novas rotas para combustíveis avançados (SAF, metanol, hidrogênio), executando projetos para produção em larga escala a partir da cadeia do biogás. Elabora propostas de inovação e pesquisa para incentivos públicos e privados.

 

 

 

Andre Defaveri (HONEYWELL/UOP)

Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios na Honeywell, focando em Soluções de Energia e Sustentabilidade para América Latina. Ele lidera iniciativas que promovem a descarbonização industrial e a expansão dos biocombustíveis avançados, como diesel renovável (HVO) e combustíveis de aviação sustentáveis (SAF). Com experiência em estabelecer políticas públicas e incentivos, André impulsiona projetos de transição energética e reciclagem química de plásticos. Participou de importantes empreendimentos de produção de HVO e SAF na América Latina, colaborando com Petrobras, Acelen, Omega Green e Essential Energy. André é Engenheiro Químico pela UFRJ, com MBA em Gestão de Negócios pela PUC-Rio e MBA em Engenharia da Qualidade pela USP.

 

 

Christian Gonçalves Alonso (UFG)

Professor de Engenharia Química na UFG, com graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá. Sua pesquisa abrange catálise heterogênea, produção de hidrogênio, reforma catalítica, gaseificação de biomassas, H2O supercrítica, captura de carbono e produção de syncrude. Coordena o Laboratório GOH2, financiado pela GIZ da Alemanha, e o Centro de Excelência em Hidrogênio e Tecnologias Energéticas Sustentáveis - CEHTES, financiado pela FAPEG. Com vasta experiência em orientação de alunos, contribui para a formação em Química e Engenharia Química em diversos níveis.

 

 

 

Diogo Youssef (AZUL Linhas Aéreas)

Responsável por Operações de Voo, Eficiência de Combustível e Controle de Tráfego Aéreo na Azul Linhas Aéreas. Foco em inovações para eficiência operacional, redução de custos e emissões de CO2 por meio de melhorias de processos e tecnologias.

 

 

 

André Tachard (EMBRAER)

Hoje atua como "Head Global de ESG" na Embraer desde 2011, começando na equipe de "Design for Environment" e sendo promovido a Gerente de Sustentabilidade em 2016. Em 2020, organizou o programa de ESG da empresa, liderando estratégias e projetos em toda a organização, além de representar a Embraer em associações internacionais do setor. Como Diretor do "Instituto Embraer de Educação e Pesquisa", gerencia investimentos em projetos educacionais. Com formação em Engenharia Civil, mestrado em Engenharia de Materiais e doutorado em Ciência e Engenharia Ambiental pela USP, André trabalhou na Natura antes de ingressar na Embraer. Pai de Emanuel, de 4 anos, sonha com um mundo melhor para ele.

 

 

Filipe Alvarez (AZUL)

Mestre em Ciência Ambiental e Sustentabilidade pelo PROCAM-USP; Especialização em Finanças e Investimentos pela FIA, Gestão Ambiental pelo SENAC e bacharel em Biologia pela UNESP. Possui 17 anos de experiência com gestão de sustentabilidade, gestão socioambiental e responsabilidade social corporativa. Atuou em empresas de diversos segmentos, entre eles Papel e Celulose, Energia, Consultoria, Mercado Financeiro e atualmente é Gerente Executivo de Sustentabilidade da Azul Linhas Aéreas onde tem o desafio de liderar a agenda ESG.

Daniel Maia (Diretor da ANP)

Pós-graduado em Controle Externo da Regulação pelo Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União, bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, bacharel em Direito pelo Centro Universitário IESB (2022). Profissionalmente, ocupou o cargo de Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União entre 2006 e 2008. Desde 2008 é Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, onde atuou como assessor, diretor e secretário nas áreas de desestatização e regulação nas áreas de infraestrutura de energia elétrica, petróleo, gás natural e biocombustíveis, além de ter assessorado Presidente e Ministros do TCU. Desde abril de 2022 ocupa o cargo de Diretor da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis – ANP.

Hélio Merá (ISI - SENAI Biomassa)

Como pesquisador industrial no Instituto SENAI de Inovação em Biomassa, sou Bacharel em Química Tecnológica e Mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), além de possuir um mestrado em Engenharia de Produção pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Minha trajetória profissional é marcada por projetos de desenvolvimento tecnológico para o setor industrial brasileiro, com ênfase nas áreas de química sintética e transformação de biomassa por rotas químicas e termoquímicas. Atualmente, desempenho o papel de coordenador na área de Bioeconomia Circular no ISI Biomassa, onde aplico meu conhecimento e experiência para impulsionar soluções inovadoras e sustentáveis para o aproveitamento de recursos renováveis.

Priscila Pinheiro (S&P Global)

Editora de Biocombustíveis na S&P Global Commodity Insights, supervisiono a avaliação de preços de biodiesel no Brasil, além de fornecer suporte para a cobertura dos mercados de etanol no Centro-Sul e Norte-Nordeste, e óleo de soja no Brasil e Argentina. Minhas responsabilidades incluem a redação de análises sobre o mercado de biodiesel, o contexto geopolítico energético e a importância dos biocombustíveis na transição energética. Atualmente, sou mestranda profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis com ênfase em Biocombustíveis pela UFRJ, explorando inovações tecnológicas relacionadas ao diesel verde. Anteriormente, adquiri experiência como Analista de Energias Renováveis na Comgás, e trabalhei por cinco anos na Superintendência de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos (SBQ) da ANP, ampliando meu conhecimento sobre o arcabouço regulatório dos biocombustíveis.

Elias Ramos de Souza (FINEP)

Diretor de Inovação na Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, trago uma sólida formação acadêmica, com doutorado em Biofísica e mestrado em Física. Minha carreira inclui experiências significativas, como pesquisador livre no Center for Nonlinear Phenomena and Complex Systems da Universidade Livre de Bruxelas. Além disso, assumi papéis de liderança como Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico na ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e como Diretor de Inovação na FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Com um compromisso contínuo com a inovação e o avanço científico, estou empenhado em impulsionar o desenvolvimento de projetos e soluções de ponta que contribuam para o progresso socioeconômico do Brasil.

Rodrigo Freitas (INNOSPEC)

Químico industrial graduado pela UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, com MBA em Gestão Estratégica e mestrado em Gestão de Negócios pela FGV-SP. Possuo mais de 14 anos de experiência na indústria química e no mercado de combustíveis. Atualmente, como Gerente Técnico na INNOSPEC - Fuel Specialties, lidero o Departamento Técnico da América Latina e supervisiono o Atendimento de Serviços Técnicos ao Cliente. Minha atuação é focada no desenvolvimento de negócios relacionados a especialidades químicas e aditivos para combustíveis. Com um histórico sólido de resultados, estou comprometido em garantir a excelência técnica e o sucesso dos projetos, contribuindo para a inovação e a competitividade da empresa no mercado global.

José Ricardo Sales (Ministério do Desenvolvimento, Indústria,
Comércio e Serviços - MDIC)

Administrador de Empresas pela Universidade de Brasília- UnB. Pós-graduado em Comércio Exterior e Câmbio pela FGV-Brasília. Analista de Comércio Exterior (ACE) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Atual Coordenador-Geral de Bioindústria, do Departamento de Bioindústria e Insumos Estratégicos da Saúde, da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV/MDIC).

 

Lígia Sato - (LATAM Airlines Brasil)

Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da LATAM Airlines Brasil. Desde que entrou na empresa em 2010, ela também trabalhou nas áreas de Relações com a Imprensa e Relações Governamentais & Institucionais. Além disso, ela faz parte do Board Consultivo da Unesco SOST - Transcriativa como mentora da lente de Turismo de Capital Intelectual e é Conselheira Voluntária do Instituto Cuidare. Publicitária formada pela Universidade de São Paulo, possui pós-graduação em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero e em Administração e Organização de Eventos pelo Senac, além de MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Atualmente, cursa Aviation Management pela Embry Riddle Aeronautical University (ERAU).

 

Donato Aranda (UFRJ/UBRABIO)

Doutor e Mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ, é professor desde 1997 no Departamento de Engenharia Química da UFRJ. Recebeu a Comenda Nacional da Ordem do Mérito Científico (2007), a Medalha Tiradentes (2005) e diversos prêmios de inovação, como o FINEP (2006) e ANP (2018). Orientou 99 alunos de mestrado e doutorado, publicou mais de 150 artigos científicos (índice h = 31) e possui 20 patentes. Coordenador de projetos de pesquisa com empresas como Petrobras, Galp e Sinochem, com financiamento total de R$ 200 milhões. Lidera o PROCAT, o maior laboratório de plantas piloto para catalisadores da América Latina, e coordena as Redes Brasileiras de Bioquerosene, Hidrocarbonetos de Aviação e Tecnologia de Biodiesel. Desenvolve projetos de colaboração internacional com instituições da Finlândia e Índia. Atua como consultor para empresas como Petrobras, VALE, UBRABIO, Granol, Potencial, Oleoplan, Braskem, CBMM, Nutrien (EUA) e Sinochem (China).

Marlon Arraes (MME)

Servidor Público Federal, membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), ingressou por Concurso Público em 2003. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília, possui especializações em Gestão Executiva da Indústria do Petróleo e Gás Natural pelo Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) e em U.S. Biofuel Policy & Regulation pela Universidade do Missouri, EUA. De 2005 a 2022, foi Coordenador-Geral de Etanol no Departamento de Biocombustíveis, supervisionando o abastecimento e mercado de etanol, além de propor políticas públicas. Atualmente, como Diretor do mesmo departamento, lidera o planejamento, implementação e monitoramento de programas para garantir o abastecimento de biocombustíveis no país, focando na proteção dos interesses do consumidor em relação a preço, qualidade e disponibilidade de produtos.

Antonio PRADA Jr

Engenheiro Químico e Mestre em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Engenheiro de Processamento Master do Cenpes/Petrobras, onde trabalha desde 2003 na gerência de Avaliação de Petróleo e Desenvolvimento de Produtos com combustíveis marítimos e industriais, desempenhando um papel importante em atividades de assistência técnica a clientes e na coordenação de projetos que contribuem para a melhoria da qualidade e desenvolvimento destes combustíveis. Consultor no tema Combustíveis Marítimos desde 2010, participa como coordenador da Comissão de Estudos em Combustíveis Marítimos do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), de grupos técnicos internacionais no segmento, como por exemplo, da ISO e OGCI, contribuiu para as discussões do Subcomitê de Combustíveis Marítimos do Programa Combustível do Futuro e possui trabalhos apresentados em Workshops e Congressos nacionais e internacionais, como o CIMAC World Congress e Rio Oil &Gas.

Renato Rabelo (ABEAR)

Graduado em Economia e pós-graduado em Análise Política e Políticas Públicas, ambos pela Universidade de Brasília, já atuou na área de relações governamentais nos setores industrial e financeiro. Desde 2019 integra a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, atualmente como Head de Relações Institucionais e Governamentais. Recentemente, coordenou os trabalhos da entidade na interlocução para a aprovação do PL 528/2020, Combustível do Futuro.

José Carlos Soares Tigre (ANP)

Assessor Técnico de Tecnologia e Meio Ambiente na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ele desempenha um papel importante na área de tecnologia e meio ambiente dentro da ANP, contribuindo para a regulação e fiscalização das atividades relacionadas ao petróleo, gás natural e biocombustíveis. Seu trabalho envolve estimular a pesquisa, adoção de novas tecnologias e desenvolvimento tecnológico no setor.

Nataly Albuquerque (UFPB)

Possui doutorado em Química. Coordenadora do Laboratório de Tecnologia de Biocombustíveis do IDEP da UFPB. Participa do Programa de Pós-graduação em Química e do Programa de Desenvolvimento e Meio ambiente (PRODEMA). Participa da Rede Brasileira de Hidrocarbonetos e Bioquerosene para Aviação (RBQAV). Devolve projetos na área de combustíveis sustentáveis para aviação desde 2013, envolvendo Hidroprocessamento de Ésteres e Ácidos graxos (HEFA) e Pirólise termocatalítica. Atua também nos temas Biomassa lignocelulósica, antioxidantes e qualidade do ar.

Comandante Mathuiy

Mestre e Doutor em Ciências do Mar, Capitão de Mar e Guerra da reserva, com 40 anos de serviço na Marinha, principalmente no setor operativo. Comandou os navios Piraim e Fragata Liberal. Foi Representante Permanente Alterno do Brasil na Organização Marítima Internacional (OMI) por dois anos, presidindo o Grupo de Países Latinos Americanos e Caribe. Coordenou o Subcomitê de Combustíveis Marítimos no Comitê Combustíveis do Futuro. Atualmente, coordena temas ambientais na Comissão para Assuntos da OMI, no Estado-Maior da Armada. Desde 2018, participa das reuniões do Comitê de Proteção ao Ambiente Marinho, do Subcomitê de Prevenção e Resposta à Poluição e da Convenção de Londres na OMI. Representa a Marinha em organismos internacionais como a Autoridade dos Fundos Marinhos, Unesco, ONU e OMI. Coordenou o encontro regional do Projeto Glolitter no Brasil com seis países latino-americanos.

Christian Coronado (UNIFEI)

Engenheiro Mecânico pela U. de San Agustin (2002) - PERÚ, Técnico em Sist. de Energias Renováveis pela Universidade de Zaragoza - CIRCE (2005) - Espanha. Mestrado e Doutorado em Eng. Mecânica, área de Transmissão e Conversão de Energia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP - BRASIL. Atualmente Professor Associado 3 no IEM da UNIFEI - MG. Pesquisador do CNPq PQ 1C (2024 - 2028). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Aproveitamento da Energia e Biocombustíveis .Pesquisador do Centro Mineiro do H2 Verde da UNIFEI / GIZ. Atualmente vice-presidente da Federação Ibero-americana de Engenharia Mecânica - FEIBEM.

Euler Lages (CASA CIVIL DA REPUBLICA)

Doutor, Mestre e Bacharel em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas, com estágio de doutoramento na University of North Wales, UK e Especialista em Gestão da Inovação pela ENAP.Atualmente, exerce o cargo de Gerente de Projetos na Secretária de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, trabalhando com monitoramento de projetos de energia, principalmente de combustíveis renováveis. É servidor do Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas - CPT, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis -ANP, onde foi o responsável pelo Escritório de Parcerias e Inovação. Trabalhou na Coordenação de Ciências Químicas e Geociências do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e na Coordenação de Proteção da Camada de Ozônio do Ministério do Meio Ambiente, na qual participou da elaboração e gerenciamento do Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs.

Edivaldo Morais (CNPEM)

Pesquisador do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Formado em Engenharia Química, com doutorado e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialista em avaliação de sustentabilidade para tecnologias renováveis, com experiência em modelagem, simulação e otimização de processos industriais. É membro da equipe que desenvolve a Plataforma de Sustentabilidade do CNPEM. Desde 2021, participa de comitês técnicos, incluindo o Grupo de Trabalho de Avaliação do Ciclo de Vida do Renovabio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), bem como do Fuels Task Group (FTG) da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO). Em 2023, passou a integrar o comitê consultivo internacional da Brazilian Conference on Bioenergy Science and Technology (BBEST - IEA Bioenergy 2024). Atualmente, lidera o grupo de Cadeias Produtivas Sustentáveis da Divisão de Biorrefinarias e Recursos Naturais do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR/CNPEM).

José Fregnani (Boeing)

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP, Mestre em Transporte Aéreo e Doutor em Engenharia Aeronáutica e Sistemas Aeroespaciais pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além de Pós Graduação em Gestão de Negócios pela Universidade de Coventry (Reino Unido) e MBA em Ciências de Dados na São Paulo Business School. Tem mais de 30 anos de experiência na indústria aeroespacial como piloto, engenheiro e pesquisador, trabalhando em fabricantes de aeronaves e empresas aéreas de renome. Ao longo de quase toda a carreira atuou em áreas ligadas à engenharia de operações e eficiência operacional de aeronaves, incluindo também gestão de tráfego aéreo, ruído aeroportuário, emissões e conservação de combustível. Hoje tem a função de Gerente Técnico da Boeing Research and Technology no Brasil, liderando uma equipe de engenheiros de sistemas desenvolvendo projetos de Engenharia Baseada em Modelos para programas da aviação comercial.

Gustavo Ramos (MCTI)

Engenheiro Agronômo e mestre em Agronegócios pela Universidade de Brasília (UnB), exerce, atualmente, a função de assessor da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SETEC/MCTI). Atua na área de Bioenergia, Combustíveis Sustentáveis, Hidrogênio, Eficiência Energética, Transportes e Saneamento.

Julio Cesar Minelli (APROBIO)

Atua desde 2011 como Diretor Executivo da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO), representando o setor em vários fóruns de discussão para divulgação de uso e aperfeiçoamento de especificações, qualidade, comercialização, etc. dos biocombustíveis. Exerceu de 2018 a 2021 o encargo de Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva das Oleaginosas e Biodiesel do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Engenheiro Mecânico, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou da diretoria em empresa de produto para embalagens plásticas, em engarrafadora de águas do Grupo NESTLÉ, e no Consórcio Capim Branco Energia, neste, participando do processo de implantação e operação de duas usinas hidrelétricas do Complexo Energético Amador Aguiar, no Triângulo Mineiro.

.

Lívia Cavalcanti (LABPROBIO / UFRN)

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, possui graduação e mestrado pela UFPE, doutorado pela Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos) e Pós-doutorado pela USP todos com formação em química orgânica sintética. Atualmente vem desenvolvendo pesquisa na área de síntese de hidrocarbonetos renováveis através de processos radicalares.

Bruno Camargo (FINEP)

Graduado em engenharia de produção elétrica pela UFSC, mestre em administração com foco em finanças pela FGV-RJ e MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec. Responsável pelo escritório Regional Sul da Sul, possui atuação anterior como analista de investimentos e de crédito, além de ter implementado editais de recursos não reembolsáveis.

Darlan Santos (ANAC)

Engenheiro Civil com 20 anos de experiência (9 no setor privado e 11 anos de experiência no setor público). Atuou na gestão e planejamento de programas governamentais de infraestrutura (PAC, PIL, Copa do Mundo 2014, Olimpíadas 2016 e Avançar) nas áreas de portos e aeroportos e atualmente trabalha na Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil - ANAC, na Gerência de Meio Ambiente e Transição Energética - GMAT, com especialização em Combustíveis Sustentáveis de Aviação e também atua como coordenador da Delegação Brasileira no Fuels Task Group - FTG da OACI. Certificado como Airport Safety Professional - ASP da OACI/ACI.

Expedito Parente Jr. (UFC)

Expedito Parente Jr., doutor em engenharia química, mais de vinte anos de experiência em desenvolvimento tecnológico, engenharia e implantação industrial, na estruturação e gestão de operações industriais no setor de biocombustíveis. Onze anos de experiência em consultoria estratégica no setor bioenergético para importantes empresas em diversos países. Atualmente é Pesquisador do GPSA na Universidade Federal do Ceara e Head de Combustíveis Renováveis da OBPI S.A.

Eduardo do Couto e Silva (LNBR)

Eduardo do Couto e Silva, PhD em Física (Indiana University), é Diretor do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) supervisionado pelo MCTI. Antes de assumir o LNBR liderou a área de apoio à inovação e a unidade Embrapii do CNPEM em biomassa/biotecnologia. Nos últimos anos vem servindo como Membro do Mission Innovation da iniciativa global Clean Energy Ministerial em biocombustíveis e biorrefinarias. Antes do CNPEM foi assessor no Centro de Gestão Estudos Estratégicos (CGEE) em Brasília. Possui 20 anos de experiência no exterior em projetos científicos e tecnológicos multidisciplinares de grande escala de engenharia no Centre Européen pour la Recherche Nucléaire (CERN) na Suiça e no US DOE SLAC National Laboratory, onde recebeu dois prêmios de inovação (LDRD awards). Enquanto membro do Kavli Institute (KIPAC) da Stanford University/SLAC, liderou a atuação do SLAC no projeto Super Cryogenic Dark Matter Research  e foi Deputy Manager do Instrument Science Operations Center do telescópio principal do Fermi Gamma-ray Space Telescope.

Acessar Congresso