<< Voltar

Ref.: 02-026

USO DA REDMUD COMO CATALISADOR SELETIVO NA OBTENÇÃO DE HIDROCARBONETOS NA FAIXA DO QUEROSENE DE AVIAÇÃO A PARTIR DA PIRÓLISE DO ÓLEO DE CUMARU (Dipteryx odorata)

Apresentador: Pedro Augusto Arroyo

Autores (Instituição): LIRA, H.N.(UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ); Arroyo, P.A.(Universidade Estadual de Maringá); Barbosa, S.L.(Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri); Foster, A.A.(Utah University); da Silva, R.F.(Universidade Tecnológica Federal do Paraná);

Resumo:
RA redmud é um resíduo gerado no processo de extração de alumínio da bauxita. É composto por metais como, ferro e alumínio, que apresentam bons rendimentos em reações de catálise heterogênea, e por esse motivo tornou-se aplicável na catálise heterogênea da reação de pirólise do óleo de Cumaru (Dipteryx odorata), uma oleaginosa abundante na região amazônica, especificamente na região Norte do Brasil. Essa reação foi seletiva para a formação de hidrocarbonetos que variam de C9 a C15, na mesma faixa do querosene de aviação. A análise elementar da redmud foi realizada por fluorescência de raios X (XRF), que, dentre outros metais, mostrou quantidades de ferro (66%), alumínio (14%) e silício (10,8%). Para fornecer dados comparativos e o efeito da redmud como catalisador seletivo sobre as reações de pirólise, realizamos também a reação não catalisada do óleo de Cumaru. A caracterização do óleo de Cumaru e dos produtos foi determinada por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa (GC-MS).