Ref.: 06-007
Apresentador: Sérgio Peres Ramos da Silva
Autores (Instituição): Anselmo-Filho, P.(Institute for Energy Technology); de Paula Oliveira, A.G.(Institute for Energy Technology); da Silva, S.P.(Universidade de Pernambuco);
Resumo:
Este estudo aborda a necessidade de redução das emissões de CO2 na aviação internacional e propõe uma abordagem inovadora para a produção de combustíveis de aviação sustentáveis (SAFs) por meio da integração de biorefinarias avançadas. Foi realizada uma modelagem termodinâmica com a utilização de CO2 residual de destilarias de etanol e hidrogênio proveniente de eletrólise para produzir metanol (metOH), uma commodity promissora para SAFs. Esta análise incluiu uma revisão detalhada das tecnologias existentes e uma proposta de modelo de biorefinaria de metanol aprimorada por sorção (SEMs) utilizando ferramentas de modelagem como Aspen Plus, experimentos de desenvolvimento de materiais e foi feito um estudo de pré-viabilidade técnica e econômica dessa abordagem. Os resultados indicaram um aumento significativo na eficiência de conversão de CO2 em metOH em um passe simples, saltando de cerca de 42% de conversão à 220°C no sistema convencional para aproximadamente 65% em um sistema por sorção. Os resultados desta análise contribuem para o avanço da pesquisa em biocombustíveis e do desenvolvimento de materiais, destacando a importância da colaboração internacional para alcançar as metas ambientais globais.