Ref.: 06-009
Apresentador: Priscila Bastos Pinheiro
Autores (Instituição): Pinheiro, P.B.(Universidade Federal do Rio de Janeiro / S&P Global Commodity Insights); Suzana Borschiver, S.S.(UFRJ); GONDIM, A.D.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte);
Resumo:
Introdução: A predominância dos combustíveis de origem fóssil na matriz de transportes brasileira é ainda significativa (ANP, 2023), levando a uma busca crescente por biocombustíveis para substituir parcialmente os derivados de petróleo, a fim de proporcionar uma maior diversificação no setor de transportes. Nesse contexto, como uma alternativa promissora, destaca-se o diesel verde, um combustível drop-in produzido por matéria-prima renovável. Objetivo: Utilizar a metodologia de roadmap tecnológico, desenvolvido pelo NEITEC/UFRJ, para análise do estado da arte no Brasil e no Mundo, dos processos, aplicações, players envolvidos e maturidade tecnológica do diesel verde. Metodologia: O processo desenvolvido pode ser resumido em três etapas: etapa pré-prospectiva, prospectiva e pós-prospectiva. No estágio atual são inseridas informações de anual reports, sites de empresas e artigos atuais. No Curto Prazo são analisadas as patentes já concedidas, no Médio Prazo as depositadas e no Longo Prazo os artigos de pesquisa (BORSCHIVER & da SILVA, 2016). Resultados: No Estágio Atual pode-se destacar algumas empresas como a Neste Oil, Honeywell UOP, Petrobras, Renewable Energy Group, BP e ExxonMobil. No médio prazo, vê-se uma tendência da Neste Oil como um dos grandes players do mercado, com 22 patentes depositadas. Diversas conclusões em relação a prospecção tecnológica podem ser destacadas como por exemplo que existe uma tendência da rota HEFA ser a principal rota para produção de diesel verde ainda no médio prazo. Conclusão: Para inserção da produção nacional do diesel verde no Brasil será necessário a disponibilidade de matéria-prima, tropicalização da tecnologia, incentivos governamentais e investimentos no país.