Ref.: 06-010
Apresentador: Andressa Neves Marchesan
Autores (Instituição): Marchesan, A.N.(Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais); Sampaio, I.L.(Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais); Chagas, M.F.(Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais); Generoso, W.C.(Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais); Junqueira, T.L.(Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais); de Morais, E.R.(Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais);
Resumo:
A expansão da capacidade de produção de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF) é fundamental para a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa. Atualmente, a rota Ésteres e ácidos graxos hidroprocessados (HEFA) é a mais consolidada, porém limitada pelo custo, disponibilidade e impacto ambiental de matérias-primas. Óleos microbianos produzidos por leveduras oleaginosas possuem composição semelhante a óleos vegetais e podem ser produzidos com maior produtividade por área. Em vista disso, este estudo propõe explorar a produção de óleos microbianos a partir da cana-de-açúcar como alternativa a óleos vegetais como matéria-prima para a rota HEFA, avaliando seus impactos econômicos e ambientais. Os resultados apontam custos de produção comparáveis a outras rotas de SAF, de 2,15 US$/L combustível de aviação, e 59% de redução nas emissões de gases de efeito estufa. A integração de matérias-primas já utilizadas para produção de biocombustíveis em larga escala, como a cana-de-açúcar, com tecnologias consolidadas como a rota HEFA pode representar uma alternativa para a diversificação e aumento de escala na produção de SAF no contexto brasileiro, contribuindo assim para a redução das emissões de gases de efeito estufa na aviação civil.