Ref.: 03-007
Apresentador: Nícolas Glanzmann
Autores (Instituição): Glanzmann, N.(Universidade Federal de Juiz de Fora); da Silva, A.D.(Universidade Federal de Juiz de Fora); Thomaz, L.F.(Universidade Federal de Goiás); Gondim, A.D.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte); de Campos, F.P.(Universidade Federal de Juiz de Fora);
Resumo:
A descarbonização do setor aéreo é fundamental devido aos crescentes desafios relacionados às emissões de carbono e às mudanças climáticas. Este estudo apresenta alguns cenários para a implementação de Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF) em alguns aeroportos dos EUA, Europa e Brasil. No Brasil, são apresentados quatro aeroportos, considerando as metas de redução de emissões propostas pelo Projeto de Lei Combustível do Futuro e nos EUA e Europa são apresentados quatro aeroportos que já utilizam o SAF. Foram analisadas as estratégias logísticas de abastecimento desses aeroportos, além de propostas de implementação de misturas de SAF utilizando diversas rotas e matérias-primas. No Brasil, o SAF ainda não é produzido nem comercializado, porém, através do Projeto de Lei, existe a expectativa de um mandato que começa com uma redução de 1% nas emissões a partir de 2027, evoluindo até 10% em 2037. Os cenários estudados indicam que o aeroporto de Guarulhos (GRU) ou o aeroporto Antônio Carlos Jobim (GIG) poderiam reduzir 1% das emissões nacionais operando com SAF durante alguns meses para cumprir a meta anual. Foi observado, também, que diferentes rotas de produção de SAF, utilizando diferentes matérias primas, influenciam no tempo necessário para atingir as metas de redução de emissões. Finalmente, foi constatado que utilizando o mesmo sistema de abastecimento do querosene fóssil, a adoção de SAF nos aeroportos é viável para operações de diversas dimensões e locais, com um impacto logístico mínimo.