Cerâmicas Eletrônicas – Síntese e Sinterização via Micro-ondas
Claudia Patricia Fernandez Perdomo
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)/USP
Possui graduação em Engenharia física - Universidad del Cauca-Popayan, Colombia,
Mestrado e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais- Universidade Federal de São Carlos-São Carlos, Brasil.
Pos-Doutorado no Laboratório de Desenvolvimento e Processamento de materiais em micro-ondas-Universidade Federal de São Carlos-São Carlos, Brasil.
Atualmente professora no departamento de estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos EESC/USP
Atuando principalmente nos seguintes temas: Radiação de Micro-ondas (2,45GHz, 30GHz) para aplicação em processos térmicos, Cerâmica eletrônica, Cerâmica nanoestruturada, Métodos químicos de síntese auxiliados por micro-ondas (decomposição térmica, hidrotermal), Compósitos magnetoelétricos, Propriedades elétricas e magnéticas.
Resumo
A evolução de tecnologias de processamento de materiais, em particular quanto ao consumo energético, tem criado a necessidade do uso de novas técnicas de processamento térmico. A utilização bem-sucedida da energia de micro-ondas para o aquecimento de materiais cerâmicos seja na sua síntese/cristalização, secagem e sinterização é uma tecnologia atualmente altamente atrativa tanto na área de pesquisa quanto no setor industrial, principalmente pela eficiência enquanto à interação da radiação com material, permitido taxas ultrarrápidas no aquecimento.
Embora a técnica esteja sendo empregada exitosamente em diversos processos no desenvolvimento de em uma ampla série de materiais. No caso especifico das cerâmicas eletrônicas ainda existem muitas questões a respeito por exemplo: dos efeitos da radiação na nucleação e cristalização por decomposição térmica de nanopós cerâmicos, dos mecanismos dessa sinterização não convencional, do efeito na sinterização de sistemas nanocompósitos cerâmicos.
Questões que atualmente sendo pontos alvo de estudos da comunidade científica, para assim, permitir o controle cientifico da técnica em si, principalmente no que envolve nanotecnologia.
Entre em contato conosco caso precise de qualquer assistência