Desenvolvimento de competências e habilidades na formação acadêmica

Formada em Engenharia de Materiais (Universidade Presbiteriana Mackenzie), com mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia Nuclear – Materiais (IPEN/USP) e pós doutorado em síntese de materiais cerâmicos nanométricos (INPG – Grenoble, França e IPEN/USP). Atualmente é professora associada na área de engenharia de materiais na Universidade Federal do ABC, em Santo André - SP. Atuou como coordenadora e como vice coordenadora do curso de Engenharia de Materiais (2011-2015). Desde 2019 é coordenadora de projetos de incentivo à graduação (Estudos Interdisciplinares em Materiais Cerâmicos e Engenheiras em Formação) e desde 2020, de projetos de extensão (Conhecendo as Engenharias e Jornada de Materiais) na UFABC. Tem experiência na área de engenharia de materiais, com ênfase na síntese de materiais cerâmicos avançados por técnicas químicas e também na caracterização de cinzas de biomassas para aproveitamento em massas cerâmicas. Participa da organização de eventos acadêmicos como a Semana das Engenharias da UFABC e Workshop das Engenharias da UFABC, tanto nas atividades específicas do curso de engenharia de materiais como nas atividades de extensão e responsabilidade social dos eventos.

Dra Renata Ayres Rocha
UFABC

 

Resumo

Quais são as habilidades e competências emocionais que podem ser consideradas estratégicas para a formação profissional, tanto visando a área acadêmica como o empreendedorismo?  Nesta apresentação, algumas habilidades emocionais serão abordadas, assim como o aprimoramento dessas habilidades e competências durante a formação nos cursos de graduação e pós graduação. Quando falamos em formação profissional, as habilidades e competências emocionais (as chamadas soft skills), o conhecimento, as competências técnicas, o talento e a curiosidade caminham juntos para uma formação que integre todos esses conhecimentos.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.