Materiais cerâmicos e dispositivos para produção de energia renovável

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Parte do seu doutorado foi desenvolvido na Universidade de Aveiro em Portugal. Entre 2000 e 2002 fez pós-doutorado no LIEC-CMDMC(Centro Multidisciplinar de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos) no Departamento de Química da UFSCar. No período de 2002 a 2006 foi professora com dedicação exclusiva na Universidade São Francisco-Itatiba-SP, onde fez parte do Programa de Pós Graduação Stricto-Sensu em Engenharia e Ciências dos Materiais e atuou no curso de Graduação de Engenharia Mecânica. Novo Pós- doutorado foi realizado entre 2009 e 2010, no Instituto de Cerámica y Vidrio do Consejo Superior de Investigaciones Científicas, em Madrid. Durante novembro de 2019 a dezembro de 2020 realizou pós doutorado na University of California, Davis nos Estados Unidos no âmbito do PRINT - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO/CAPES. Desde 2006 é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Departamento de Materiais, em 2023  e docente do Programa de Pós graduação de Minas, Metalurgia e Materiais ? PPGE3M. Coordenou o curso de Engenharia de materiais/UFRGS de 2014 a 2016. Coordena o Laboratório de Cerâmicas Avançadas (LABCAV) associado ao LABIOMAT. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Processamento cerâmico, Síntese de pós, Varistores, cerâmica eletrônica e célula a combustível óxido sólido (SOFC). Em 2023 passou a ser professor Titular na mesma Universidade e Departamento.

Vânia Caldas de Sousa
UFRGS/DEMAT/ LABCAV

 

Resumo

Novos materiais e tecnologias que contribuam para soluções de desempenho energético renovável são fundamentais para gerar energia sustentável. Priorizando a utilização de materiais e processos sustentáveis e de baixo custo, materiais cerâmicos e dispositivos foram obtidos usando matérias primas e métodos de processamento de baixo custo para serem usados em células fotovoltaicas, bem como células a combustível de baixa potência (SOFC) e eletrodos para SOFC.

Os resultados demonstraram a viabilidade de obtenção de diferentes dispositivos autônomos de energia renovável de baixo custo, tais como: células solares com nanopartículas de TiO2 e ZnO sensibilizadas com sistemas iodados sem corantes (ISSC) e células a combustível de óxido sólido (SOFC) utilizando aluminatos de cálcio.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.